Saiba a diferença entre doença e incapacidade

Saiba a diferença entre doença e incapacidade

Entenda os tipos de incapacidade e como eles podem impactar sua vida profissional.

Doença x Incapacidade?

Doença é um estado de alteração da saúde que afeta o funcionamento normal do organismo. Incapacidade é a limitação ou impossibilidade de realizar atividades cotidianas devido a uma doença ou lesão.

Quais são os tipos de incapacidade?

  • Incapacidade pode ser total ou parcial, temporária ou permanente.

  • Incapacidade total impede o indivíduo de exercer qualquer trabalho.

  • Incapacidade parcial reduz a capacidade de trabalho em determinado grau.

  • Incapacidade temporária é aquela que tem previsão de recuperação.

  • Incapacidade permanente é aquela que não tem perspectiva de melhora.

Para que se possa avaliar a incapacidade do requerente é necessário cumprir alguns requisitos, como, por exemplo, no caso do segurado que busca receber um auxílio-doença.

O auxílio-doença é um benefício previdenciário destinado aos trabalhadores que ficam incapacitados temporariamente para o trabalho por mais de 15 dias. Para ter direito ao auxílio-doença, é preciso cumprir alguns requisitos, como ter qualidade de segurado, carência mínima de contribuições e comprovação médica da incapacidade.

Atenção!

Se o seu benefício previdenciário foi negado por não constatação da incapacidade laboral, você tem o direito de recorrer administrativamente, mas isso não é obrigatório.

Você também pode buscar a ajuda de um advogado especialista em direito previdenciário para auxiliar na solução do problema de forma mais rápida e eficiente.

O advogado poderá analisar o seu caso, verificar se há erros ou omissões na decisão do INSS e aplicar a estratégia mais adequada para garantir o seu direito.

Fale agora mesmo com um dos nossos advogados especializados em benefícios previdenciários e descubra se você tem direito!

Ligue para: 0800 252 1600 ou Clique aqui

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa saber mais sobre benefícios previdenciários.

Por Ruy Molina Advocacia, em 17 de julho de 2023